Arquitetura, Espaços e Atores na Educação Colonial

O Real Colegio das Missões de Cernache do Bonjardim (1855-1911), Liceu Colonial (1915-1917) e, posteriormente, Instituto de Missões Coloniais (1917 – 1923) foi uma instituição nacional de ensino missionário, religioso e laico, destinada à preparação de missionários para o trabalho educativo nas colónias do oriente e na África portuguesa.
Nesta secção procuramos documentar o património cultural que representa, na sua globalidade, o Colégio das Missões Ultramarinas em Cernache do Bonjardim. Nesta mostra estão incluídas imagens relativas à arquitectura e ao espaço envolvente do seminário, bem como dos materiais didácticos e equipamentos que se encontram armazenados nos laboratórios, salas de aula, oficinas e bibliotecas do edifício centenário. Através destes documentos redescobre-se a história desta instituição única no espaço nacional, ligando-a a vestígios materiais que nos falam de quotidianos escolares, de práticas pedagógicas e de percursos escolares. O conjunto arquitectónico e paisagístico que integra o património cultural formado pelo Colégio das Missões Ultramarinas não é independente dos bens imateriais ao qual ele está intimamente ligado, isto é, aos valores, crenças, rituais e simbologia que o relacionam com o contexto histórico local e nacional. Associada à extensa documentação escrita, a riqueza destas imagens remete-nos para um conjunto de problematizações: a relação dos materiais com os seus locais de produção (as casas editoras, produtoras e distribuidoras); a relação destes materiais com os planos de reforma destinados a dotar a instituição de a capacidade científica e técnica defendida pelas teorias de colonização modernas; os métodos de ensino e as inovações pedagógicas utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem; a correlação dos materiais com as disciplinas escolares; a circulação dos modelos pedagógicos e dos discursos científicos no espaço metropolitano-colonial e, não menos importante, o modo como estes discursos foram convocados para construir uma representação do universo colonial.

Previous - Next - 0 to 0 of 0